domingo, 16 de outubro de 2022

Lírios e Abelhas: bela canção inspirada no livro "Olhai os Lírios do Campo", de Erico Verissimo [arte, cultura, música e literatura]




O vídeo acima, Lírios e Abelhas, foi indicação de minha aluna do ensino médio Ana Luíza Atalla da Cruz Nunes, durante prova de Língua Portuguesa e Literatura. Não conhecia a canção indicada e fui procurar no YouTube e encontrei este belo clipe com Miro Saldanha violão e voz, Lucas Fernandes violão, percussão eletrônica, vocais sintetizados por uma pedaleira e a participação especial de Nelcy Vargas na flauta artesanal.
Conforme apresentação do referido audiovisual no YouTube, trata-se de "Música composta para o festival de Cooperativismo, daí a menção às colmeias e ao romance Olhai os Lírios do Campo (Érico Veríssimo). Essa obra literária foi escrita na década de 30 (1938), quando o mundo respirava socialismo, sistema com o qual o cooperativismo tem pontos em comum".
"Olhai os Lírios do Campo" é um dos clássicos da literatura, e um dos livros de Erico Verissimo mais vendido, sendo, inclusive, adaptado para a teledramaturgia, através de telenovela da TV Globo, exibida na rede, de janeiro a maio de 1980.
Conforme sinopse da telenovela, na Wikipedia: "Na Porto Alegre da década de 1930, o Dr. Eugênio Fontes, um médico recém-formado, é um homem dividido em quase todos os níveis do comportamento humano."
Abaixo, abertura da referida telenovela:



Na autobiografia "Solo de clarineta" [1973], Erico Verissimo conta, em uma de suas passagens, a inspiração para a história e personagens. A arte imita a vida, e vice-versa.
Um ótimo material audiovisual para tratar das relações intertextuais entre cinema, literatura e música; vida, arte e cultura; história, memória e sociedade.
Agradeço à Ana Luíza pela preciosa indicação que valoriza esta postagem e este blog educacional.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário