segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Sonho de Natal: bela animação para clipe e canção de Oswaldo Montenegro [e propostas de atividades interdisciplinares]




O vídeo acima, Sonho de Natal, trata-se de bela animação para clipe e canção do cantor e compositor brasileiro Oswaldo Montenegro e foi indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobrera, de Campinas, São Paulo, Brasil.
Letra e imagens que podem servir para uma atividade que envolva interpretação textual, pela riqueza de símbolos e mensagens que contém.
Para se trabalhar com incentivo à leitura e escrita criativa não é preciso utilizar vídeos e textos longos, mas podem ser usadas fragmentos como motivadores até para a assistência e leitura de audiovisuais e texto mais amplos.
Clipes, curtas, animações, cenas de filmes, peças publicitárias etc., que constituem a maior parte do acervo digital deste blog educacional constatam isso, de como com vídeos e textos de curta duração é possível desenvolver atividades pontuais ou mais estruturadas, a partir de comentários de diversos educadores aqui no blog, por email, whats, Twitter e outras redes sociais digitais.
A atual geração é mais visual e auditiva e utilizar material audiovisual é uma forma de comunicação entre gerações; principalmente se o educador valer-se de sua bagagem sociocultural em diálogo com o conteúdo de sua disciplina, pois é possível com diversos clássicos da música popular brasileira e suas demais manifestações artísticas e culturais, promover adaptações para diversas áreas, das linguagens às humanas, da matemática às ciências naturais.
A interdisciplinaridade é um caminho, não apenas para o novo ensino médio, mas para a vida, a sociedade e o mundo, pois permite que áreas distintas encontrem sua intersecção. Exemplo disso que é possível trabalhar Poesia com matemática, na questão da métrica, do ritmo e algoritmos, inclusive na escrita da redação, como se fosse um código de programação com variáveis e constantes, com conexões e tudo mais.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário