terça-feira, 27 de dezembro de 2022

O Elevador: a maior história de amor já contada [publicidade em curta-metragem para reflexão educacional]




O vídeo acima, The Lift I The greatest love story ever told [O Elevador: A maior história de amor já contada], trata-se de publicidade dinamarquesa de 2019 para marca de calçados chamada Bianco, cuja campanha denominou-se "Saia de sua cabeça", que descobri no Tik Tok e que encontrei no canal Microfilms, do YouTube.
Segundo sinopse no YouTube: "No curta-metragem no centro da campanha, um homem e uma mulher se encontram regularmente juntos no elevador em seu prédio de trabalho. Mas enquanto seus pensamentos legendados revelam que estão profundamente atraídos um pelo outro, eles nunca dizem nada. Seu 'pensar demais' leva a um final trágico, à medida que a mulher sai da vida do homem para sempre. Se ao menos eles tivessem saído de suas cabeças."
Saindo do campo da ficção e adentrando ao da educação, pode-se dizer que existem mais coisas entre o céu e a terra, entre as intenções e ações, quando pensamos demais e pouco executamos atos imaginados. Entre a teoria e a prática existem muitas questões a ser discutidas. teoria sem prática é apenas intenção; ação sem teoria é mera intuição. O ideal é que o bom professor saiba unir ambas em prol de projetos, atividades e realizações.
Muitas vezes, ao analisar projetos, vejo boas ideias que não terão condições de serem colocadas em práticas ao perceber o público-alvo. Nem todo projeto educacional é uma receita de bolo que usando os mesmos ingredientes terá o mesmo sucesso, se não for adaptável à realidade local. Nem tudo que funciona numa escola obterá resultados satisfatórios noutra, às vezes nem sequer em turmas da mesma instituição, pois cada grupo tem sua própria idiossincrasia, seu jeito de ser e reagir.
O curta-metragem serve para um bm debate sobre essas questões com grupos de professores, pais, alunos sobre a realidade escolar, pois não há uma boa avaliação sem antes uma autoavaliação, não há uma crítica consistente sem antes uma autocrítica. Além de uma atividade de análise, interpretação e reflexão sobre a importância da linguagem verbal e da não verbal.
Também no canal Microfilms encontrei outros dois curtas bem interessantes. O primeiro [Greenies], com foco mais no humor e o valor da amizade; e o segundo [A Jornada], mais para a reflexão e motivação:





Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários: