quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Amazônia Sem Garimpo - Animação (Narração em Yanomami): com legenda do YouTube em português




O vídeo acima, Amazônia Sem Garimpo - Animação (Narração em Yanomami) e legendas do YouTube em português, foi indicação via Whats de minha prima Rejane Klaes, bibliotecária aposentada, residente em Porto Alegre, RS, Brasil.
Uma animação terrivelmente atual que merece ser conhecido, divulgada e debatida, podendo ser abordada nas áreas de Linguagens, Humanas e Ciências da Natureza, além de poder ser trabalhada como forma de educação ambiental.
Conforme sinopse: "Esta animação é parte integrante do projeto de pesquisa 'Impactos do Mercúrio em Áreas Protegidas e Povos da Floresta na Amazônia: Uma Abordagem Integrada Saúde e Ambiente'".
Um audiovisual com financiamento do Programa INOVA Fiocruz e VPAAPS/Fiocruz via projeto "Aprimoramento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, através do desenvolvimento de estudos técnicos, pesquisas científicas e ações estratégicas, essenciais para a diversificação, ampliação e qualidade dos serviços de saúde prestados aos indígenas" e com realização da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O curta-metragem de animação tem a Direção, Produção e Roteiro de Tiago Carvalho, com Direção, Produção e Montagem de Julia Bernstein; Ilustrações de Guilherme Petreca; Animação de Diego Santos; Desenho Sonoro de Damião Lopes; Trilha Sonora de Tarde Ilustrada; Música de Créditos de Rio da Vida e Leandro Floresta; Narração Português de Alessandra Korap Munduruku; Narração e Tradução Munduruku de Jairo Saw Munduruku; Narração e Tradução Yanomami de Dário Vitório Kopenawa Yanomami; Oficina de Roteiro com o Povo Munduruku de Nuno Godolphin; Coordenação Geral de Ana Claudia Santiago de Vasconcellos (EPSJV/Fiocruz); Coordenação Adjunta de Paulo Cesar Basta (ENSP/Fiocruz).

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário