sábado, 14 de outubro de 2023

Em "Tempos Modernos" de IA e chatGPT, Pierluigi Piazzi indica como estudar e aprender por métodos digitais, noutro sentido




O vídeo acima, "Como estudar e aprender", trata-se de fragmento de aula/palestra do professor Pierluigi Piazzi [professor e escritor italiano, naturalizado brasileiro], que vi no Tik Tok e encontrei no YouTube para trazê-lo para meu blog educacional, pois considero algumas das questões trazidas pelo palestrante interessantes e válidas, algumas delas comprovadas pela neurociência, como a questão de anotar de forma manuscrita, ao invés de gravando ou fotografando pelo fone celular; de estudar por meio de resumos de conteúdo, criando um método e sistema individual etc.
Diante das novas tecnologias como a Inteligência Artificial, em geral, e o chatGPT, em especial, há que se cuidar para que o aluno não fique por demais robotizado, mecanizado em seu estudo, o que fará que qualquer máquina o substitua com facilidade, como no filme "Tempos Modernos" de Chaplin. A criatividade é que salvará os humanos da substituição em massa por robôs!
Por conta disso, vejo com esperança alguns alunos que ainda utilizam de meios manuais e não apenas digitais, outros de ambos, tanto registrando em smartphones, como copiando em cadernos, fazendo fichamento e mapas mentais que auxiliar demais na consolidação, fixação de conteúdos, não apenas para provas, mas para conhecimento geral. O termo digitalpossui duplo sentido: digital de dedo e manuseio por mãos, e digitais de eletrônico. Ambos podem conviver pacificamente, sem a exclusão de um pelo outro. Porém, outros alunos, ficam na base da cultura inútil, mas esse é um papo que não vem ao caso.
Piazzi, como todo bom educador, se vale de sua experiência, promovendo reflexões, além de utilizar-se do bom humor para conduzir uma fala longa, algo essencial.
No vídeo a seguir, outras sugestões dele, denominado "Não estude para a prova", cujo o título aparentemente paradoxal torna-se mais lógico ao assisti-lo:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário