segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Lima Barreto, escritor pré-modernista brasileiro, como repertório sociocultural para a #Redação do #ENEM


@zeroig7 #redacaoenem #linguaportuguesa #dicasenem2023 #literatura #repertoriosociocultural ♬ som original - José Antonio K. ROIG


O vídeo acima, de minha autoria, José Antônio Klaes Roig, editor do blog Educa Tube Brasil e professor Tik Toker, foram produzidos como exemplos de repertórios socioculturais que envolvem Literatura e Sociedade para serem abordados na Redação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, promovido pelo MEC - Ministério da Educação do Brasil. como forma de ingresso na universidade pública.
Trata-se da indicação de obras diversas de Afonso Henrique de Lima Barreto, escritor prémodernista brasileiro, que foi também cronista e jornalista, e, como poucos soube "radiografar" a alma do brasileiro.
Produzi lista com conto, crônica e textos diversos do grande Lima Barreto que servem para discutir questões que estavam presentes no início do século XX e continua tremendamente atuais. Temas como racismo estrutural, a condição da mulher no início do século passado, preconceito, discriminação e o famoso "jeitinho brasileiro".
Lima Barreto cunhou a expressão "No Brasil não tem povo, tem público", em entrevista à Revista Careta de 1922, justamente no ano de sua morte e da Semana de Arte Moderna brasileira. Desde então, nada que essa citação indica mudou.
Lima Barreto, como Machado de Assis, são ótimos repertórios socioculturais para a Redação do ENEM, unindo literatura e sociedade.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário