domingo, 4 de janeiro de 2026
A biblioteca de Alexandria por Carl Sagan: o Google e a Wikipédia da Antiguidade?
O audiovisual "A biblioteca de Alexandria", que encontrei no YouTube, nos vídeos correlatos, enquanto pesquisava, conforme sinopse do canal, trata-se de "[...] parte dos episódios da Série Cosmos de Carl Sagan. [...] em que "Carl nos mostra um pouco do conhecimento do que restou e do que foi destruído junto com a biblioteca. E ainda fala sobre Hipátia, a ultima diretora que foi morta e teve suas carnes arrancadas."
Um in teressante material para uma provocação filosófica, artísitica, cultural, tecnológica e social, se comparamos a famosa Biblioteca de Alexandria, na Antiguidade, com o Google e a Wikipedia na contemporaneidade; do físico ao digital, numa viagem no tempo e da importância da armazenagem e curadoria do conhecimento humano, para que não ocorra como no passado, com a famosa biblioteca saqueada, incendiada e destruídas diversas vezes.
Quanto conhecimento deve ter se perdido, como o próprio "segredo" da construção das pirâmides do Egito, da Esfinge e tantas obras monumentais da Antiguidade, em que ha uma imensa lacuna para explicar a engenharia envolvida. De templo religioso a templo do conhecimento humano.
Sagan foi, além de cientista, um astrofísico conceituado, mas também um conhecido divulgador científico que popularizou conceitos complexos de forma acessível à maioria da população, por meio de uma série de TV que formou uma geração.
Um video imperdível e incaulável do conhecimento geral para o enfrentamento da cultura inútil.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário