quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
O Saber Brota do Chão: Aprender, Agrofloresta e Libertação [Podcast Muda Floresta]
O Saber Brota do Chão: Aprender, Agrofloresta e Libertação é um interessante material e indicação que recebi, via Bluesky do colega e amigo Robson Freire.
O referido material é produzido pela agroecóloga da UFPR Litoral Cler Lisot, autora do caderno de metodologias de educação em agroecologia e integrante do podcast Muda Floresta [Pix molotovgirl@disroot.org].
Conforme sinopse do vídeo acima no YouTube:
"O episódio "O Saber Brota do Chão" é uma reflexão profunda sobre o papel da educação na construção de sistemas agroflorestais vivos, coletivos e libertadores. Com um diálogo inspirado por dois grandes pensadores brasileiros: Paulo Freire, que propôs uma pedagogia baseada na escuta, no afeto e na transformação social; e Nêgo Bispo, que reivindica os saberes ancestrais quilombolas como formas legítimas e potentes de conhecimento.
A agrofloresta aparece como metáfora e prática de um saber que nasce da terra, que se constrói em comunidade e que desafia as lógicas coloniais de dominação. Com exemplos, relatos e referências, o episódio convida quem escuta a resgatar a conexão com o chão, com a escuta atenta da floresta e com a valorização dos saberes que resistem e reinventam o mundo. Mais do que um episódio sobre educação, é um chamado para aprender a viver de outro jeito: com o pé na terra e o coração aberto para o que ela tem a ensinar.
Mais informações, via endereços a seguir:
http://apoia.se/mudafloresta
http://mudafloresta.com
PIX: contato@mudafloresta.com
Link para o canal no YouTube:
MUDA FLORESTA - PODCAST
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário