quarta-feira, 1 de julho de 2015
Audiodescrição: recurso de acessibilidade transforma imagens em palavras e vice-versa
O vídeo acima AUDIODESCRIÇÃO em Festa de Casamento, encontrei por acaso no You Tube, enquanto ouvia canções, e trata-se, como apresentado, "de recurso de acessibilidade, de transformar imagens em palavras, para que a pessoa com deficiência visual transforme essas palavras em imagem mental" e este vídeo é um exemplo de inclusão e união entre a tecnologia e a sociedade, através de uma audiodescrição em um Casamento entre pessoas cegas, com padrinhos e convidados também cegos.
] A audiodescrição permite que deficientes visuais enxergarem pelos olhos de outra pessoa, que descreve as cenas como estivesse lendo um livro. A própria leitura de um livro é um exercício de imaginar algo que não se vê... Em que o aluno, seja cegou ou vidente, pode construir através da leitura de outro, todo um universo, como em um videogame, só que imaginando cenários, personagens, objetos etc, a partir de sua leitura de mundo. Um ditado visual e intertextual entre o que é contado por um e imaginado por outro.
Outros três exemplos de audiodescrição, são um belo curta-metragem, um blog que descreve imagens na web para quem não enxerga e a iniciativa de um pai que usa o WhatsApp paa contar histórias para amigos cegos, vide links abaixo, e uma pequena amostra das múltiplas possibilidades eque este recursos de acessibilidade permite:
"Carreto": Curta-metragem sobre inclusão com AD (áudio descrição)
As Meninas dos Olhos Audiodescrição: blog que descreve imagens das redes sociais para quem não vê
Pai decide usar Whatsapp para contar histórias para deficientes visuais
Marcadores:
acessibilidade,
arte e cultura,
audiodescrição,
deficiência visual,
educação e tecnologia,
educação especial,
inclusão,
inclusão digital,
inclusão social,
recursos tecnológicos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário