terça-feira, 21 de julho de 2015

"Um livro leva a outro": Arte 3D, propaganda e ação de incentivo à leitura




O vídeo acima Um livro leva a outro, descobri por acaso na rede social e trata-se de, como refere-se o portal Diário Digital, de Portugal, de "Esplêndida animação junta as histórias de vários clássicos da literatura", utilizando-se de técnicas de animação em 3D e efeitos visuais. Um anúncio criado para a cadeira de livrarias Gandhi, do México, com um slogan simples e relevante: "Um livro leva a outro", algo que remete aquela brincadeira de "palavra puxa palavra", pois realmente, o incentivo à leitura deve ser constante de um livro permitindo que a leitura continue através de outro, e outro...
Na referida animação, aparecem diversos personagens famosos da literatura universal, cada um tentando conquistar a atenção do leitor, e um exercício que professores podem fazer com seus alunos é de tentar identificar quais personagens e de que livros são os que aparecem no vídeo. Alguns deles são Moby-Dick, O Príncipe Sapo, Dom Quixote, Pinóquio, entre outros...
O Educa Tube Brasil sempre ressalta o poder inigualável de estimular a imaginação que o livro possui, bem mais amplo que qualquer filme, jogo eletrônico etc, pois o leitor cria o próprio cenário, vestuário, personagens a partir de sua leitura de mundo; enquanto que recursos audiovisuais já trazem tudo pronto, permitindo menor espaço para a imaginação. Embora, possam também ser ótimos aliados em atividades artísticas, culturais e pedagógicas.
Trabalhar com fragmentos de livros, em atividades de interpretação e criação literária, é uma das formas de incentivar a leitura gradual e progressiva de livros, respeitando a faixa etária de cada leitor, afinal como bem destacou o vídeo em questão: "Um livro leva a outro" e muitos livros elevam a imaginação, a criatividade, o vocabulário e a visão de mundo do leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário