quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Parques e cinemas do futuro controlados por software e a Nova Matrix na Educação




O vídeo acima Parques do futuro, descobri na rede social, via CanalTech, veja link completo ao final desta postagem, e trata-se de matéria do programa Inovação².
Na verdade, não trata apenas dos parques, mas também dos cinemas do futuro que deverão ser controlados por software e incorporar em seu cotidiano aspectos dos videogames como o kinect e outros recursos como a realidade aumentada e a realidade virtual como seus capacetes com óculos e fones de ouvido, numa ampla experiência imersiva. Uma nova Matrix será criada, mistura de Second Life com Google Earth, RPG e cinema 3D, "tudo junto e misturado". Mas, sempre bom lembrar que a tecnologia na educação deve sempre priorizar a metodologia, como locomotiva deste processo e as TIC, os demais vagões de possibilidades.
Um vídeo que serve para um debate sobre a tecnologia e a educação, pois nos próximos anos, tudo indica, muitas coisas surgirão no contexto de jogos, cinemas, parques de diversão e tudo mais, acreditam que no máximo em 5 anos. E a educação, como tudo o mais, terá que se reinventar, sob pena de tornar-se museu vivo.
E neste contexto, o alunado pode ser um grande aliado do manuseio do equipamento, cabendo ao professor o que sempre lhe competiu: passar conteúdo relevante e significativo, discutindo com os alunos quais melhores recursos tecnológicos que podem ser aproveitados em cada situação. O aluno será aquele monitor e coautor no processo de ensino e aprendizagem mútuas.
Para auxiliar neste debate, indico dois ótimos textos que tratam dos desafios da educação e da tecnologia educacional.
Primeiro, o excelente texto e reflexão de Zilda Kessel sobre a resistência à transparência na escola e o uso das TDIC, socializado no Facebook pelo colega e amigo José Carlos Antonio, educador de Santa Bárbara do Oeste, SP, Brasil e editor do blog Professor Digital:

O (não) uso de tecnologias na educação: simples resistência ou resistência à transparência?

Em seguida, o texto de Karina Yamamoto e o vídeo "Derrubando Paredes" que conta experiências inovadoras na educação:

Por que a tecnologia não mudou a educação: porque o sistema é o mesmo

Por fim, o texto completo que deu origem a esta postagem, que encontrei no CanalTech:

Parques e cinemas do futuro controlados por software, via CanalTech

Vejam também o canal de vídeos do Canaltech no You Tube:

Canaltech - Vídeos

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