segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
"Rótulos são para latas, não para pessoas": Vídeo que nos faz esquecer que é um comercial
O vídeo acima "Rótulos são para latas, não para pessoas", descobri na rede social, mais precisamente no portal Best of Web e trata-se de nova campanha de empresa de refrigerantes, feita para o Oriente Médio e que tornou-se viral e nos faz esquecer que é uma propaganda comercial.
A ideia é ótima: Reunir seis pessoas que são desconhecidas entre si, colocando-as em uma sala escura e promovendo através desse "encontro ás escuras" uma amizade entre estranhos. Após alguns minutos em que cada um trocou informações sobre si (o que fazem, o que gostam, o que pensam), eis que acende-se a luz e a grande surpresa, pois os "rótulos" que cada um imaginou para os outros são na verdade estereótipos. Que as aparências enganam, que pré-julgamentos e pré-conceitos geram preconceitos, discriminação, racismo, fruto justamente do desconhecimento sobre o outro.
A luz promoveu um choque nos valores que cada um imaginou sobre o outro e o que ele aparenta. O rapaz do rosto tatuado é sensível; o que pratica esportes radicais e cadeirante etc. Uma surpresa atrás da outra para comprovar que as aparências realmente enganam.
Um belo experimento social (que poderia ser replicado no ambiente escolar) para refletir e demonstrar mesmo que "Rótulos são para latas, não para pessoas". Quem sabe em uma aula de filosofia, sociologia, história, geografia, ou qualquer outra disciplina, colocar alunos entrevistando uns aos outros para conhecer aqueles ilustres desconhecidos que chegam na sala de aula, e com o passar do tempo tornam se amigos. Para evitar situações como bullying etc. Fica a dica...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário