quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Pequeno universo criado com lanternas de fones celulares em um Teatro mágico


Adele canta para Amy Winehouse

Adele canta para Amy Winehouse

Posted by Amy Winehouse Brasil on Domingo, 29 de novembro de 2015


O vídeo acima Make You Feel My Love (Fazer você sentir o meu amor), descobri via Facebook da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas, SP, Brasil e editora do Josobreira's Blog.
Trata-se de vídeo da apresentação da cantora Adele que homenageia a também cantora Amy Winehouse, cantando um clássico da diva que nos deixou cedo demais, através de um momento mágico que é o "pequeno universo" criado no teatro, simulando o grande céu estrelado, a pedido de Adele para que a plateia ligasse as luzes de seus telefones celulares, enquanto a iluminação do palco era apagada.
O efeito é belíssimo e traz toda uma magia, simbologia, emoção e criatividade. O telefone celular tão criticado, por isolar as pessoas, pode proporcionar momentos mágicos como esse, e que lembra algo semelhante, só que em local aberto e imenso, durante apagão do sistema de iluminação do estádio do Gigante da Beira-Rio, do Sport Club Internacional, em Porto Alegre, RS, Brasil, que de forma acidental e espontânea proporcionou outro belo espetáculo, quando os torcedores colorados, na total escuridão, começaram a ligar a lanterna de seus smartphones, o que pode ser conferido no vídeo abaixo:



O que une o efeito provocado, solicitado de forma incidental em um pequeno teatro fechado e o feito de forma espontânea, acidental em um imenso espaço aberto em um estádio de futebol? A magia, a imaginação, a convergência, a alegria, a emoção...
O smartphone é capaz de muitas coisas nas artes, na cultura, nos esportes, permitindo gravar arquivos de imagem, foto, vídeo, som. Pode ser um scanner de mão, usando a câmera para digitalizar e enviar o arquivo de imagem por e-mail, rede social, whatsapp, messenger etc. Pode servir como pendrive ou HD externo, armazenando arquivos de texto, slides, vídeos, fotos, músicas etc. Enfim, são múltiplas possibilidades de através da mobilidade e portabilidade fazer de um telefone celular uma central de produção de material artístico, histórico, cultural, esportivo, educacional e social. Tudo depende apenas da criatividade de seu usuário.
Entretanto, em boa parte das escolas, por motivos mais diversos, o smartphone - que faz parte do cotidiano extraclasse do aluno - é proibido sua utilização.
O Educa Tube Brasil defende o uso responsável do fone celular, desde que haja primeiro um planejamento escolar, desses possibilidades da utilização dos multimeios em projetos de ensino e de aprendizagem. Não pode ser algo acidental, mas incidental (como um fragmento de uma música é colocado dentro de outra, lembrando multo a intertextualidade e a interdisciplinaridade). Não importa se o ambiente é fechado (da sala de aula) ou aberto (de uma saída de campo), o que importa é que o tempo seja bem administrado neste espaço de interação escolar e social.
O que faz um teatro Mágico e um estádio Magistral é justamente a emoção, a criatividade, a mensagem que se possa passar. E o educador do século XXI precisa saber bem utilizar a arte, a cultura e a tecnologia em seu fazer pedagógico, mas de forma incidental e não acidental, se quiser que o resultado de sua prática escolar seja mágico, criativo, interessante e relevante a todos.
E um exemplo dessas criatividade de usar algo que já existe e dar uma nova roupagem (que muitos professores fazem com projetos de terceiros, adaptando à sua realidade local) é o arranjo vocal e musical que a diva Amy Winehouse fez com a antiga canção Will You Still Love Me Tomorrow (Você ainda me amará amanhã), antes uma balada açucarada, que após sua intervenção e poderosa interpretação, tornou-se uma canção divina:



Nenhum comentário:

Postar um comentário