quarta-feira, 24 de outubro de 2018

E se Eduardo e Mônica se encontrassem no contexto político atual (humor, criatividade e intertextualidade)




O vídeo acima Eduardo e Mônica nos dias atuais, foi indicação via Facebook pela colega e amiga Tatiana Lackmann e trata-se de uma divertida criativa e crítica paródia de um clássico do pop rock dos anos 80, da banda Legião Urbana, transposto para o contexto político, histórico e social atuais.
A narrativa visual e musical conta a história de um casal formado por um bolsominion e uma petista em plena campanha pela presidência do Brasil e capta com ironia, sarcasmo e humor esses de "O amor nos tempos do cólera", não propriamente o idealizado por Gabriel García Marquez, mas por um clima de ódio, intolerância, medo e também de amor.
Como a própria Tatiana Lackman diz: "a linguagem, as releituras e os intertextos... Em tempos de ódio, que o amor nos salve!"
Abaixo, o videoclipe para a canção original, da Legião Urbana:



A seguir, a mesma canção, lançada em 1986, numa versão também criativa e original, adaptada a um contexto tecnológico:



Três vídeos e momentos para refletirmos sobre educação, tecnologia, arte, cultura, política, história, memória e sociedade. O original de 1986, num contexto de redemocratização do país, o vídeo adaptado para o contexto tecnológico e que traz todo esse contexto político e social do momento atual. Releituras de nosso país que precisa tornar-se Nação.
O vídeo é uma licença poética ao amor num tempo tão dominado pelo ódio e assim, penso, que deve ser visto e "lido", como uma paródia já que apesar dos ânimos acirrados, das campanha massiva de Fake News (notícias falsas) e tudo mais que tem se acompanhado... É uma peça de arte que faz uma crítica humorada a um período tão delicado, polêmico e conflitante. Só o tempo dirá o que esse tempo irá nos legar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário