sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Perceptual Art: as esculturas anamórficas de Michael Murphy entre a ilusão de ótica e a percepção do mundo em escala




O vídeo acima Les sculptures anamorphiques de l'artiste Michael Murphy, foi indicação que recebi pelo Facebook do colega e amigo Fernando Luis músico e poeta de Rio Grande (RS) Brasil.
Trata-se das esculturas anamórficas do artista Michael Murphy, que trabalha com ilusão de ótica e ideias e conceitos. Anamórfico vem da palavra de origem grega (an + morphé) que significa sem forma ou deformado e está vinculado ao Cinema e a técnica do Cinemascope.
Murphy é pioneiro no movimento artístico, chamado Perceptual Art, que traz a questão da arte anamórfica, distorcida para a escultura, que ao ser enquadrada na devida perspectiva, forma algo realista. São engenhosas esculturas que trabalham com o simbolismo, entre os diversos planos de objetos, como a imagem abaixo, do mapa dos EUA, formado por diversas armas: uma escultura que provoca ampla reflexão, e que me lembra o fractal do pintor Jackson Polock, em que o todo está contido na parte, pois o fractal é "estrutura geométrica complexa cujas propriedades, em geral, repetem-se em qualquer escala".



Exercitar o olhar, para ver além do lugar-comum, da mesmice, é algo que a arte, melhor que ninguém, faz. Trabalhar com pintura, escultura, literatura e qualquer outra expressão artística e cultural no ambiente escolar é dialogar com a realidade local e a universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário