domingo, 28 de outubro de 2018

Estamos todos conectados ao "Poder além da vida" (cinema, educação e sociedade)




O vídeo acima, da página Vida em Equilíbrio, foi indicação da amiga Ana Maria F P, via Facebook e trata-se de fragmento do filme "Poder além da vida". Há toda uma filosofia de vida por trás da história que é contada sobre um jovem ginasta que descobre através de um professor "a importância de se viver no presente, no agora", despertando para seu talento natural.
Uma cena fantástica em que um idoso faz um jovem perceber a vida acontecendo a sua volta, em seu entorno; e um filme que são uma metáfora sobre o papel da relação pai e filho, professor e aluno, em que cada um aprende e ensina o outro, da importância de valorizar o sensível, de despertar a potencialidade que cada um contém e às vezes nem sabe disso.
Como diz a personagem Sócrates ao jovem Millman, no início da cena: "Jogue fora o lixo que impede você de ver o que é realmente importante."
Um grande exercício de sensibilidade, de empatia, alteridade, de perseverança e de conexão com o mundo exterior.
"Poder além da vida" é um filme de 2006, em que "Dan Millman é um atleta que tem dinheiro, mulheres perseguindo-o e aptidões para participar das Olimpíadas. Mas um encontro com Sócrates, um homem que questiona tudo, faz sua visão de mundo mudar completamente".
Não por acaso o nome Sócrates (sem spoilers) remete ao grande filósofo grego que justamente respondia uma pergunta de seus discípulos com outra e mais outra...
Esse poder "além da vida", remete à vida que poderíamos ter se conseguíssemos perceber acontecendo ao redor, estejamos vidrados diante de telas de smartphones tablets, PC ou não...
O toque que Sócrates dá em Millman para despertar para o que acontece naquele parque, pode-se comparar ao toque que o bom professor dá em seus alunos para despertarem para a vida escolar e a social.
Um filme que indico para a série #CinEducação deste blog, pela riqueza de reflexão que proporciona ao espectador e ao educador, seja ele pai ou professor.
Abaixo, segue as duas versões do referido filme, dublado e legendado, que encontrei disponível no YouTube:





Nenhum comentário:

Postar um comentário