sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Singularidade e Simplicidade: aluno do 5º ano de escola pública cria exoesqueleto com material reciclado




O vídeo acima, Singularidade, descobri no Facebook e trata-se de uma ideia criativa, original e incrível do aluno Roger que é um menino do quinto ano de escola pública do município de Glorinha, no Rio Grande do Sul, Brasil, que construiu para a Mostra Pedagógica da escola um exoesqueleto totalmente feito com material reciclável (papelão, seringas, isopor etc).
Um exemplo fantástico de como a tecnologia pode se integrar ao cotidiano escolar, sem precisar de grandes recursos financeiros e humanos, basta ter criatividade, orientação, dedicação e oportunidade para experimentações. Como este blog sempre destaca: são projetos em que a simplicidade vigora que permitem a continuidade de ações individuais e coletivas.
Reciclar materiais e ideias, incentivar a pesquisa e a criatividade no ambiente escolar é também trabalhar em prol de um meio ambiente mais sadio, justo e humano.
Vejam abaixo, vídeo reportagem sobre os avanços tecnológicos incorporados à medicina (como robótica, engenharia da computação e inteligência artificial), sobre "Exoesqueleto criado por engenheiros [que] faz pessoa com deficiência voltar a andar"



Lembro-me que em 1991, quando adquiri meu primeiro videocassete (hoje uma peça de museu) e loquei meus primeiros vídeos em VHS (outra peça de museu), um deles era Isto é Pelé, sobre a vida do atleta do século e outro, o filme canadense Exo Ma: O Homem de Aço [1977, disponível completo no YouTube], uma ficção científica que contava a história de um cientista que fica tetraplégico e que usa um exoesqueleto para combater o crime, uma produção mais modesta, semelhante a megaprodução Robocop. O filme, segundo apresentação no YouTube, o filme seria "baseado na história do Invencível Homem de Ferro, sendo divulgado na época que o filme seria um piloto para série do Homem de Ferro". Naquele 1991, quando assisti o filme, o exoesqueleto ainda estava mais para ficção científica do que para realidade:



Abaixo, os 10 Exoesqueletos mais avançados do mundo, que encontrei no YouTube:



Nenhum comentário:

Postar um comentário