segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

A Batalha de Star Wars na Manhã de Natal (e o poder da imaginação além das telas grandes, médias e/ou pequenas)




O vídeo acima Duracell e Star Wars: A Batalha na Manhã de Natal, descobri no YouTube e é uma criativa publicidade de marca de pilhas de longa duração, em forma de curta-metragem, contando a história de dois jovens Jedi que colocam as referidas pilhas em seus sabres de luz e adentram no mundo imaginário de Star Wars em uma batalha contra os Stormtroopers dentro da casa e depois no quintal da mesma.
Mais que um comercial é um ótimo material para discutir a importância de incentivar o lúdico e o imaginário, além do universo digital dos jogos eletrônicos. De adaptar situações do universo cinematográfico e literário para o cotidiano de crianças e jovens num jogo de interpretação de papéis, longe das telas do cinema e dos videogames, mas noutros ambientes, como a casa, a sala de aula, o pátio escolar etc.
Uma experiência imersiva na realidade local - além da realidade virtual -, sem a necessidade de óculos VR, num outro tipo de 360 graus, mas no entorno da casa ou da escola; podendo ampliar a experiência unindo arte e cultura à educação. A criatividade do professor e de seus alunos que será o limite.
Muitos dos professores de hoje, quando crianças, antes do surgimento dos jogos eletrônicos, simulava no pátio de casa ou da escola cenas de filmes e livros com os amigos e colegas, nesse teatro da vida, em sua realidade local...
O poder insuperável da imaginação humana, além das telas grandes (cinema) médias (TV) e pequenas (smartphones). Os meios são importantes, mas mais relevantes são as finalidades: as trocas de saberes entre pais e filhos, professores e alunos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário