sábado, 1 de dezembro de 2018

Cataki: aplicativo colaborativo que facilita o descarte adequado e gera renda para os catadores (agentes sociais e ambientais)




O Cataki (vídeo acima) é um aplicativo que mostra como fazer o descarte adequado de diversos materiais conectando-o a uma rede de catadores (agentes sociais e ambientais).
O app indica os catadores que estão perto de você. Todos são cadastrados com nome, apelido, telefone, materiais que reciclam, tipo: Vidro, Lata, Papel, Plástico, Metal, Eletrônicos, Móveis, Entulho, Restos de poda, Bateria e Óleo.
Segundo a @cacau, de quem descobri o app no Twitter: "Cada pessoa produz cerca de 400kg de lixo por ano, só 12 são reciclados é desses 11kg são graças aos catadores. O objetivo do App é facilitar o descarte adequado e gerar renda pros catadores".
De acordo com o vídeo, todos os dias o Brasil produz 200 mil toneladas (isso mesmo!!!) de resíduos.
O aplicativo que é colaborativo, aberto e que está em construção é também um belo exemplo de tecnologia favorecendo o meio ambiente, um belo exemplo de tecnologia social.
Abaixo link para cadastrar e baixar o referido aplicativo:



CATAKI - O aplicativo da reciclagem

Como diz o Nego (vide imagem abaixo), um catador faz mais do que um Ministro do Meio Ambiente. E tem sentido a frase desse catador e agente social ambiental...



Um aplicativo que "conecta catadores de materiais recicláveis com quem quer reciclar". Um exemplo de como a tecnologia pode conectar outras áreas da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário