quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Sinfonia dos macacos: uma bela metáfora da educação entre o clássico e o popular, o rígido e o flexível, a cópia e o talento natural




O vídeo acima Monkey Symphony (Sinfonia dos macacos), descobri na rede social digital e trata-se para mim, de, além de uma ótima animação, também uma bela metáfora da educação, não apenas a musical, mas a pedagógica e a social, ao mostrar a disputa musical de dois jovens chimpanzés: um seguido o modelo clássico e o outro o popular, e entre modelos de educação, um rígido e calcado na memorização e outro mais flexível e dando vazão ao talento natural.
Quem lida com educação sabe que, em alguns momentos, a prática escolar deve ser calcada na memorização de fórmulas, conceitos, regras, mas que não pode se ater apenas a esse método. É preciso também ser flexível, permitindo uma didática que favoreça o diálogo entre gerações, e valorizando o talento nato que alguns alunos já trazem e outros precisam descobrir, seja nas artes, na cultura nos esportes, na tecnologia ou outra área qualquer.
Os dois chimpanzés, no fundo, flertam com os dois modelos: do clássico ao popular. Heitor Villa Lobos foi um compositor e maestro brasileiro que popularizou a música erudita através de suas sinfonias, como as Bachianas Brasileiras, por exemplo. Monteiro Lobato fez o mesmo na literatura com a figura do caipira, do caboclo, colocando como protagonistas figuras típicas do interior do país em seu O Sítio do Picapau Amarelo. Cândido Portinari, nas artes plásticas, com suas séries de pinturas emblemáticas, também trouxe para as galerias de arte e murais, mundo afora, os trabalhadores nos cafezais, os sertanejos e retirantes.
Saber promover essas diálogos entre as artes e a cultura, a educação e a tecnologia, a escola e a sociedade é papel essencial do educador do século XXI.

3 comentários:

  1. Thanks for sharing a nice article.Wireless Security Consultants’job description can include a variety of different tasks.Companies need experienced professionals that can take care of every aspect of wireless
    network security.

    ResponderExcluir
  2. Amei o vídeo! Realmente é necessário um equilíbrio entre os métodos de educação para as crianças. Tanto o modelo rígido, quanto o flexível podem andar juntos um complementando o outro em seus devidos momentos pertinentes.

    Dicas de cursos online grátis

    ResponderExcluir