sábado, 8 de agosto de 2020
GeoTchê, o canal, e "A Geografia no Estado Democrático de Direito" (provocação existencial e reflexão digital em tempos de pandemia)
O vídeo acima, "A GEOGRAFIA NO ESTADO DE DIREITO", é uma "Live" do canal GeoTchê, que é um espaço virtual de interação do colega e amigo Roger Walteman, de Santa Maria, mas residindo em Rio Grande, extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil.
Tanto o vídeo, que traz uma provocação existencial e uma reflexão digital sobre contextos geográficos, políticos, históricos e sociais, como as demais "Lives" que fazem parte do acervo do canal, são relevantes materiais para suporte a educadores e alunos, pois tratam de temas atemporais e universais, de forma crítica, pedagógica e filosófica.
Geografia, como História, Literatura e outras disciplinas são ferramentas essenciais para ver e entender o mundo.
A Geografia no Estado Democrático de Direito é um tema extremamente necessário, atualíssimo e que requer uma abordagem crítica e criativa sobre algo que dos respeito a todos, mas que muitos não têm a mínima noção das implicações no tempo e espaço de suas vidas, de suas cidades, estados, países... Algo que me lembrou a geografia e o Estado Democrático de Direito na Literatura de Euclides da Cunha e o seu monumental Os Sertões, dividido em três partes: A terra (um tratado geográfico), o Homem (um tratado sociológico) e a Luta (uma narrativa em tom documental que rivaliza com narrativas clássicas e modernas, como, O Inferno de Dante Alighieri e O Assalto, último capítulo de Estação Carandirú, do médico e escritor Dráuzio Varela, que relata a invasão e morte de mais de uma centena de detentos dentro do maior presídio da América Latina, e que tem uma terrível "intertextualidade" com o último capítulo do clássico de Euclides, quando descreve uma cena dantesca: "Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados".
Enfim, o mais interessante no GeoTchê, além dos temas instigantes e inspiradores, são os convidados que trazem uma riquíssima bagagem para o debate online, tratando de temas complexos de uma forma aparentemente informal, mas muito qualificada. Material audiovisual que fica à disposição no ciberespaço, como apoio e aula virtual a alunos e outros professores, não apenas de Geografia, pelo conteúdo esclarecedor e inspirador.
E o mais emblemático da Live, no vídeo acima mencionado, é o professor Roger ter convidado sua ex-aluna Isadora Mendes de Barros, que brinda o espectador com seus conhecimento e olhar peculiar. Aquela questão do mestre e do discípulo, e, do papel do educador na formação de novos educadores, no sentido mais amplo, não necessariamente de futuro professores, mas de pessoas que intervenham no mundo, que sejam transformadores, primeiro da própria realidade e depois nas dos demais. Algo que me remeteu a autobiografia de Erico Verissimo, que dizia que devia muito a Monteiro Lobato o seu gosto pela Literatura, tanto à leitura como à escrita, pois ele considerava Lobato "um escritor fecundante" que o inspirou a ser escritor. Assim acontece com os professores. Cada um deve a um outro professor essa "fecundação", num sentido de inspiração, de modelo, de paradigma, de guia..
GeoTchê é um dos tantos canais educativos que o Educa Tube Brasil recomenda por conta da proposta inovadora que contém.
Abaixo, imagem e link para o referido canal:
GEOTCHÊ
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