domingo, 9 de agosto de 2020

Voskhod: curta-metragem sobre a solidão entre o céu e a Terra, o sentido da vida e o poder da comunicação

 

O vídeo acima, "Voskhod", descobri nos vídeos correlatos do YouTube, quando pesquisava por outro material, e trata-se de comovente e emblemático curta-metragem que mostra a conversa insólita e inesperada entre um solitário cosmonauta russo em órbita da Terra e um operador de rádio amador morando sozinho na floresta nos EUA.
Um audiovisual que me remeteu aos episódios do seriado Amazing Stories (Histórias Maravilhosas), do canal Apple, cuja produção é do mago Steven Spielberg.
"Voskhod" tem uma relação intertextual com diversos filmes de ficção científica, como De volta para o futuro; Alta Frequência; Interestelar; Durante a tormenta etc., que tratam de encontros e desencontros no tempo e no espaço, entre pessoas que se amam, principalmente entre pais e filhos.
Um belo filme para pais e filhos, professores e alunos verem juntos pelas questões filosóficas, poéticas, políticas e sociais que trazem nas entrelinhas...
Em alguns momentos, pais e filhos, professores e alunos ficam muito distantes no tempo, mesmo convivendo num mesmo espaço; noutros, podem estar distantes do ponto de vista especial - como atualmente na pandemia, por conta do confinamento social - e ao mesmo tempo parecerem mais próximos.
Tudo é questão de diálogo, e de estabelecermos um canal de contato, seja da terra ao Espaço ou vice-versa, seja, na própria casa, na sala de aula, no trabalho e em toda parte, de Vênus a Marte.
Um curta que revi no Dia dos Pais e me trouxe boas recordações, algumas reflexões e muita saudade de meu pai que partiu em 2011. Mas ao mesmo tempo, deixou-me feliz, pois em 2020, me tornei professor de meu filho, no ensino médio. E a viagem estelar segue, conosco nesse Nave-Mãe chamada Terra.
A Sétima Arte sempre nos proporciona pequenas viagens no tempo, assim como o bom educador numa sala de aula com sua turma, quando ativa o módulo rumo ao mundo da imaginação. O Cinema - seja usando curtas ou longas-metragens, sendo apenas utilizando alguma cena em especial - pode ser um grande aliado do processo de ensino-aprendizagem, além da sala de aula, da escola, de casa, por toda vida...
Em tempo: ativem as legendas e depois a modo de tradução, no canto inferior direito da janela do vídeo no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário