terça-feira, 7 de setembro de 2021

"Copo de Chá": curta-metragem indiano de Jitendra Rai que trata do poder da Educação que precisa chegar às áreas mais remotas, unindo um país




O vídeo acima, Cup Of Tea [Copo de Chá], trata-se de premiada curta-metragem indiano de Jitendra Rai, que me foi indicado via WhatsApp pela minha prima Reja Klaes, bibliotecária aposentada, residindo em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Um curta de pouco mais de 3 minutos que permite uma breve reflexão sobre o "Poder da Educação" e de que as aparências enganam.
Segundo consta, para entender melhor a história, "a expressão 'copo de chá', em inglês, também significa algo de que se gosta muito", provavelmente derivada do costume do famoso chá das cinco.
A história é simples, bela, comovente e surpreendente, pois parte de um incidente, quando uma jovem fotógrafa está entretida fazendo fotografias da paisagemd a Índia, quando, aparantemente, um garoto rouba sua bolsa e sai correndo pelos arredores de um povoado da zona rural, enquanto a mulher o segue. O menino, curiosamente, parece que deixa pistas pelo caminho, para ser seguido, até que finalmente ele chega ao centro daquela povoação. Ali, todos os habitantes de todas as idades parecem aguardar aquela fotógrafa, com uma mensagem de "Bem vinda", escrita no quadro ou lousa, deixando subentendido que a mulher é também uma professora.
O curta bem premiado visa, conforme dados, "estimular recursos [humanos e financeiros] para educar crianças na área rural" da ìndia, e, por conseguinte, valoriza o papel social e emancipador da Educação que, como consta nas legendas finais: "É o que une (ou poderia unir) um país"; seja ele qual for...
Um ótimo material para tratar de cidadania, igualdade, equidade e do poder integrador, inclusivo e ao mesmo tempo emancipador do ato de educar. Algo sempre necessário de se defender e por ele lutar, ainda mais em tempos de "Fake News", desinformação, e intolerância.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários: