domingo, 13 de março de 2022

Electropolis: curta de animação canadense sobre um mundo em que as pessoas reagem aos sinais de seu cotidiano




O video acima, ELECTROPOLIS [cidade elétrica, tradução livre], trata-se de curta-mentragem de animação canadense, gentilmente me indicado via Twitter pelo amigo virtual Rádio Rock Puro, a partir de uma conversa online bem interessante e produtiva.

A animação de Kevin McCullough, conforme sinopse da mesma no YouTube, foi produzida em 7 meses, em 2009, contando com 13 estudantes da BAA Animation, que é programa da Sheridan College, de Oakville, Ontário, Canadá.
Um criativo curta que propõe uma reflexão sobre o mundo em que as pessoas vivem e reagem conforme sinais em seu cotidiano. Seja, sinais luminosos dos semáforos, como a encantadora personagem que cria vida e estimula as pessoas apáticas e estáticas pela rua, sejam outros sinais, não apenas elétricos, mas digitais no dia a dia das comunidades.
Partindo do plano inicial e seguindo para o plano metafórico e simbólico, pode-se dizer que somos influenciados por aquilo que faz parte de nosso entorno e podemos tanto seguir de forma apática como dinâmica, dependendo de quem medie essa interação, podendo ser um educador, tanto pai como professor, um líder de grupo, uma chefia etc.
Um audiovidual criativo, divertido e reflexivo que permite uma dinâmica de grupo entre pais e filhos, professores e alunos, genrentes e equipes, afinal, a cidade, antes elétrica, hoje migra para cidades inteligentes [SmartCity], cada vez mais conectadas, interligadas, vinculadas a conceitos digitais de interação, seja 4G, 5G ou o que chamamos de empatia, alteridade, que são estímulos [dança, música, esportes etc], essencialmente elétricos em nosso cérebro, quando os neurônios criam ligações entre sinapses e por aí vai...

Conectados a redes sociais digitais, estamos cada vez mais, faltando conectarmo-nos além de equipamentos e ferramentas interativas, conetando-nos à eletricidade que move o mundo das ideias, dentrod a mente de cada um... :-)
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário