quarta-feira, 30 de março de 2022

Sucesso: esta é a qualidade de um líder [criativa e motivadora animação sobre o trabalho em equipe em prol de um bem comum]




O vídeo acima, That's The Quality of LEADER [Esta é a qualidade do líder], trata-se de animação que descobri por acaso no Instagram e achei incrível para discutir a questão de liderança, de trabalho em equipe em busca de um objetivo comum, algo muito valorizado por coach, influencer etc, mas que requer muito mais do que palavras motivacionais. Requer planejamento, organização, disciplina, cidadania, solidariedade, empatia, alteridade, equidade e outras tantas que permite trabalhar diversidade na adversidade.
O líder é aquele que assume os riscos, que segue em frente, que serve como espelho aos demais, como o batedor que se sacrifica em prol da tropa, se expondo e defendendo posições durante um percurso, indo adiante e servindo como guia. O líder é aquele que representa um coletivo, que é a voz do grupo, o espírito de uma ação.
É pela qualidade de umm líder que se conhece a qualidade de um grupo, pois liderança se conquista passo a passo, desafio a desafio, dia a dia. Chegar ao topo, como na animação, é um desafio que requer a força do grupo. O líder é o maestro que rege a orquestra. Mas pra isso, é preciso que ele saiba ler bem a partitura, que é o somatório de notas e mais notas, dentro de uma harmonia, sintonia e sincronia.
Como no teatro, o professor é um ator, só que social, em que interpreta um papel. Como num esquete, alguns atores precisam ser escadas para outros, numa atividade multidisciplinar ou multicultural, cada um sendo o degrau para outro, como nessa genial animação.
Um breve e belo vídeo para uma dinâmica de grupo, principalmente, quando for propor um projeto que requer a escolha justamente de um líder que tenha as qualidades necessárias ao empreendimento, seja ele familiar, escolar, empresarial, político ou social.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário