domingo, 27 de março de 2022

Ensinar.Pro: plataforma para cursos online para professores do século XXI, indicando metodologias de ensino para a escola real




A imagem acima é do portal educacional ENSINAR.PRO, uma iniciativa de educadores e profissionais digitais de proporcionarem a professores e à educação meios, caminhos, recursos, tecnologias e metodologias ativas, valorizando o que consideram "educação engajante", baseada numa visão humanista e realista do ensino, a partir do "conhecimento e desejo de promover mudanças na relação ao ensino-aprendizagem", com ética, simplicidade e criatividade.
O que me chamou a educação, como educador, vivenciando as transformações do Planeta Educação, há mais de 30 anos, é o lema do próprio portal, que vem ao encontro de minha visão de mundo, quando diz que oferece "Cursos online para professores" através de "Metodologias de ensino para a escola real". Algo instigante, provocador e motivador, pois defendo justamente isso: teorias e práticas para um mundo real para uma escola possível, pois nem sempre teremos as condições ideias para implantar metodologias, se aguardarmos indefinidamente por certos gestores e seus planos de ação disassociados da realidade local, do mundo real. Vemos belos discursos descolados do plano efetivo e de uma pragmática realista que leve em conta que aprender e ensinar não é um processo padronizado, pasteurizado, unificado. Que cada um tem seu tempo e espaço para aprender e ensinar, seja ele aluno ou professor. Que os meios digitais não são a varinha de condão nem um bicho de sete-cabeças. São meios e não finalidades em si. Que o professor não é mais o "Magister Dixt" [O mestre disse!], mas um mediador, facilitador, provocador do aluno, abrindo portas e portais à experiência educacional, dentro e fora da sala de aula.
Por isso, como editor do Educa Tube Brasil, indico e estabeleço uma parceria com o portal ENSINAR.PRO, na indicação de metodologias e recursos tecnológicos que auxiliem os educadores em seu cotidiano escolar e na diulgação de audiovisuais [clipes, curtas, documentários, cenas de filmes, animações etc], dentro de uma proposta de uso educativo, a partir de resenhas e sugestões de atividades integradas ás diversas áreas do conhecimento e do currículo escolar.
Conheci o portal ENSINAR.PRO por meio do colega e amigo José Carlos Antonio, ou Professor Digital, como é conhecido por conta de seu blog educacional. JC, para os íntimos, é um dos integrantes da equipe do portal educacional e possui uma vasta experiência, como professor de física, além de assessor educacional de vários institutos e fundações com vasta experiência em EAD, Moodle, metodologias ativas, formação de professores e design de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Além dele, mais quatro profissionais que ampliam perspectivas de abordagens formativas aos professores do século XXI.
Abaixo, link para a postagem que forma essa parceria educacional:

PARCERIA ENTRE EDUCA TUBE E ENSINAR.PRO

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários: