quinta-feira, 16 de junho de 2022

A arte da reciclagem em aeroporto de Istambul: criatividade e inovação, originalidade e inspiração




O video acima, Deniz Sağdıç - Istanbul Havalimanı Airport 2022, trata-se do incírvel trabalho de arte de Deniz Sağdıç, artista turca, que produz retratos variados a partir de resídios encontrados no aeroporto de Istambul, na Turquia. Todo tipo de material é reciclado, para a composição desses imensos mosaicos de faces humanas. E o mais genial é que, como uma imagem formada por pixels, quanto mais se aproxima dos retratos, mais os detalhes demonstram a complexidade de cada composição.
Inovação e criatividade, reciclagem e reinvenção, originalidade e inspiração, é o que se vê na exposição "0" Zero Point que, segundo notícia, visa inspirar os visitantes do Aeroporto de Istambul hábitos de vida, além de parte da receita com a venda das obras ser destinada a projetos de Responsabilidade Social.
20 trabalho de Deniz fazem parte deste projeto, utilizando "materiais usados/resíduos, como caixas plásticas, sacos de lixo, cabos, botões, que foram identificados e descobertos no Centro de Gerenciamento de Resíduos do Aeroporto de Istambul".
Abaixo, endereços da artista no instagram:

https://www.instagram.com/denizsagdicart/

https://www.instagram.com/p/CdkiMe-ltLl/

Seguem também um outro vídeo com Deniz, em que ela explica sua técnica com mais detalhes. Sugiro acionar as legendas e tradução, nos ícones no canto inferior direito da tela de exibição da janela do YouTube.



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários:

  1. Que coisa mais engenhosa, criativa e talentosa!! Sonho c o dia em que conseguiremos muitas iniciativas assim. Transformar lixo em arte e reduzir o lixo cada vez mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Jenny. Achei bem engenhosa e criativa. Além de inspiradora. Grande abraço, minha amiga.

      Excluir