domingo, 5 de junho de 2022

Brilhante: curta-metragem de animação sobre a importância de se valorizar o talento natural de cada um




O vídeo acima, Brilhante, encontrei nos vídeos correlatos do YouTube e trata-se de criativo curta-metragem de animação que funciona como uma alegoria, metáfora da vida, em que, segundo sinopse, "Em um mundo onde lâmpadas brilham dependendo do seu estado emocional, um jovem se sente perdido com sua lâmpada apagada. Siga Brilhante em sua jornada em busca do seu brilho próprio."
Brilhante, talvez, seja aquele filho introspectivo, aquele aluno reservado, que guarda muita luz interior, precisando de um pai ou professor para incentivá-lo a mostrar esse brilho do talento natural, guardado a sete chaves.
Em minha história, tanto como educando, como educador, posso atestar o quanto professores sensíveis, interessados, motivadores, podem despertar essas luzes interiores em seus alunos, incentivando-os a brilhar por conta própria, seja nos esportes, arte, cultura, tecnologia, etc.
Todos temos um talento nato, mas muitos passam toda a vida sem saber, outros, conhecem, porém, têm receio de mostar num mundo tão competitivo, que valoriza mais o TER do que SER.
O papel social da educação, em geral, e da escola, em especial, além da socialização, é de proporcionar meios de cada aluno demonstrar suas habilidades e competências, aliadas ao currículo escolar e ao talento individual.
A pandemia permitiu que muitos percebessem o papel inclusivo, socializante, cidadão do convívio escolar.
A tecnologia por si só não mudará o mundo. Ela é uma ferramenta. Quem poderá mudar o mundo são aqueles que souberem perceber nos recursos digitais ou não, outras possibilidades de conexão do humano, masi do que do maquinário.
O mundo e a vida precisam de pessoas criativas, generosas, solidárias, inventivas, imaginativas, e não será com uma educação bancário e um ensino profissionalizante mecanizado que isso ocorrerá. O préprio ensino profissionalizante precisa ser humanizado, assim como os maquinários, em prol de uma revolução mais social do que tecnológica. As revoluções industriais, proporcionaram revoluções tecnológicas. Mas é preciso também que as tecnologias estejam a serviço do homem e não o contrário.
Brilhar é demonstrar essa conexão entre o individual e o coletivo. Esse, o grande desafio deste século XXI.
Como uma fábula contemporânea, tal animação tem como "lição de vida" que alguém quebrado, por dentro ou por fora, continua a emitir sua luz própria, e serve, quiçá, de farol a outros na mesma situação. Motivação, inspiração, automotivação, reflexão.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários: