domingo, 26 de junho de 2022

✈ Dê asas aos sonhos ✈ comercial de empresa aérea turca ✈ e breve reflexão sobre o poder dos sonhos e da imaginação ✈




O vídeo acima é Comercial da Turkish Airlines, e o encontrei no Tik Tok, primeiro, depois procurando-o no YouTube para carregar para este blog educacional com uma breve reflexão.
Trata-se de uma peça publicitária da empresa aérea turca, mas também se presta a uma análise estética, poética e filosófica.
Quatro crianças, três meninos e uma menina, nas montanhas, observam o riscar do céu por um avião. As legendas estão desativadas no YouTube, portanto, é um texto verbal dependente da força das imagens, caso algum professor aqui do Brasil resolva utilizar esse material audiovisual em sua formação escolar. Apesar disso, o visual é didático e permite uma bela composição entre a visão do alto das montanhas e o risco da estrada no chão em pralelo com o risco de fumaça do avião no céu... Para um educador, remete ao risco de giz um quadro verde em uma sala de aula.
O traço faz parte da narrativa visual desse belo comercial, pois as crianças, ao desceram da mmontanha, rumo a vila em que moram, riscam traços na poeira do chão com um carrinho de mão, depois traçam uma pequena e improvisada pista com riscos e pedras em uma frase indicando o local de pouso ao piloto do avião. Dia e noite eles vêem a passagem dos aviões no ceu e seus riscos mágicos.
Numa noite, eles improvisam uma iluminação com lãmapadas ara aquela pista de pouso artesanal... e um pequeno aeroporto é criado pela imaginação infantil.
Um dia, para surpresa das crianças, eis que surge um avião entre as montanhas vindo em direção àquele sonho e sobrevoando aquela dimnuta pista. Mas para surpresa do espectador, quando as crianças sobem ao monte para ver a passagem do avião, eis que se descobre que ali atrás, bem próximo, existe de fato um grande aeroporto, real, concreto e visível.
O video se encerra com as crianças no aeroporto real vendo o piloto descer da aeronave e bater continência a eles.
Uma beça mensagem que os sonhos podem se tornar realidade, dadas as devidas proporções e com a devida passagem do tempo.
Um belíssimo material de publicidade, com uma linguagem literária e cinematográfica de um curta-metragem, para uma dinâmica de grupo e uma atividade de produção textual com alunos, para que cada um conte a sua história do seu jeito, descrevendo detalhes que somente o coletivo é capaz de perceber.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário