quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Uma mensagem para a vida: pai ensinando a filha conhecimentos básicos de forma criativa [educação e sociedade]




O vídeo acima, encontrei no Instagram de Rodrigo Costa e carreguei aqui para meu blog educacional, como material para debate e reflexão sobre a importância da família na formação para vida e o mundo da criança, antes mesmo desta adentrar aos bancos escolares. Educar é papel social da família, antes da escola, a quem compete instruir, passar conhecimento pedagógico, tecnológico e conteúdos programáticos. Cabe aos educadores, pais ou responsáveis, o primeiro contato com o mundo do conhecimento, ensinando valores e limites, conceitos e despertando a curiosidade do futuro aluno para informações que gerem abstrações, ideias, hipóteses, bagagem cultural.
De forma simples, didática, com uma metodologia adequada, usando material reciclado [duas latas de leite condensado e uma folha de papel dobrável], esse pai consegue transmitir ideias que geram conceitos.
De acordo com Rodrigo Costa: "Nossos pais talvez não tenham tido acesso ou nunca imaginou que as ações e orientações gerassem tanto impacto na vida de seus filhos quando adulto. O melhor é que tudo bem quanto a isso, pois eles fizeram o melhor que eles tinham com o melhor que sabiam. Hoje muitos ciclos se repetem e tudo ainda há tempo de fazer diferente buscando ajuda. O adulto, pai ou mãe que cuida de si cuida ainda melhor do futuro adulto que seu filho será."
Atualmente, vemos que muitos pais e/ou responsáveis terceirizaram esse método de transferência de saberes aos meios eletrônicos: computador, internet, smartphone, videogames, seriados de TV etc. Breve, será delegado às Inteligências Artificiais, que são simulações da inteligência humana, sem a rica experiência do viver humano. Orientação, cuidado, carinho, empatia são condições humanas de difícil simulação.
Um vídeo que pode ser uma provocação aos pais e/ou responsáveis e um resgate de um método que está se perdendo com o avanço das tecnologias.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário