domingo, 25 de fevereiro de 2024

Adélia Prado: uma mulher desdobrável... e a poesia como um jogo de palavras de montar




O vídeo acima, Adélia prado: Uma Mulher Desbobrável, encontrei no YouTube e é parte de entrevista de uma das grandes poetas modernistas, a mineira Adélia Prado e o termo desdobrável remete a um de seus poemas mais conhecidos "Com Licença Poética", que trata da questão do feminino, da condição da mulher se desdobrando em diversas facetas e atividades na sociedade, do fazer poético e estético, da religiosidade filosófica e poética, da poesia como um jogo de montar e muito mais.
Segundo Adélia, "a poesia é a revelação do real", a partir de insght sobre Novalis: "Quanto mais poética é uma coisa, mais real". Quer conhecer um país, vá conhecer a poesia desse povo, pois é reveladora, de acordo com Adélia.
Todo professor, independentemente do gênero, é também desdobrável, entre diversas turmas, escolas, como educador, pai, professor, cidadão.

Abaixo, vídeo com um dos poemas mais célebres de Adélia, Com Licença Poética, na voz da jornalista Marília Gabriela:

COM LICENÇA POÉTICA



Poema que é intertextual com o de Carlos Drummond de Andrade, também célebre Poema das Sete Faces, na voz do ator Paulo Autran:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário