O vídeo acima, que intitulei de Fahrenheit 451, versão 2.0, é uma inteligente parodia juvenil de uma das grandes distopias promividas pela ficção científica, que remete a filmes como Idiocracia 2006, vide vídeo ao final desta postagem], pelo teor da crítica social, e me foi indicado pela colega e amiga Carla Kalindrah, via Instagram.
No mundo contemporâneo, em que cada vez mais o conehcimento geral é substituído pela cultura inútil, paródias e distopias deixam o plano do ficcional e adentram perigosamente ao mundo real. Por isso, faz-se necessário sua divulgação, debate, reflexão.
Abaixo, cena emblemática da conversa de uma professora com um bombeiro sobre os livros, em Fahrenheit 451, um clássico da literatura de ficção científica de 1953, adaptado para o cinema, em 1966 [para vê-lo, basta clicar na opção "Assistir no YouTube"]:
Veja a resenha sobre Idiocracia, o filme:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário