O vídeo acima, O maior desafio do professor hoje em dia: os alunos desistiram de aprender, encontrei no Instagram Fabio Flores, que é palestrante inspiracional, e que trouxe para o Educa Tube Brasil como uma contribuição ao debate sobre a educação em tempos de internet, redes sociais digitais, jogos eletrônicos e de azar, inteligências artificiais e tudo mais que concorrem e dispersam a atenção do aluno, além do que, a nítida desobrigação de alguns pais com a sua responsailidade de educar [ensinar limites e valores], em contrapartida ao do proefssor que é instruir [ensinar conteúdos, valorizar habilidades e competências bo ambiente escolar, além da questão da promoção da socialização, da cidadania e preparação para o mundo, não confundindo com o ensino profissionalizante, que é outro dado, e possui seu ensino específico].
Embora possa parecer dura a metáfora da prisão em regime semiaberto que os alunos se sentem ao adentrar aos bancos escolares, não está muito distante, se considerarmos que o processo de ensino-aprendizagem promovido pelas instituições escolares seria, digamos, uma fase 2 do imenso jogo da vida, em que a fase 1 seria aquele jogo de interpretações de papeis a ser desenvolvido pelos pais e/ou responsáveis, antes de crianças e jovens chegarem a um ambiente que muitas vezes será o primeiro espaço em que enfrentarão limites de tempo e espaço, de valores de convivência. Alunos em que o RPG familiar é interpretado com maestria, raramente são rotulados de alunos-problema por professores, gestores escolares, colegas. Já os que têm sua educação familiar substituída por babás eletrônicas como tablets, videogames, internet, smartphones etc, logicamente, já se sentem autônomos e qualquer regulação que venham a ter [na aescola, no trabalho] as sentirão como invasivas, opressoras, pois lhes faltou limites e valores mínimos de convivência social.
Escola não pode ser uma colônia de férias, nem um presídio, é um estabelecimento de convivência, de trocas de saberes, de oportunidade de empatia, alteridade, solidariedade e cidadania, além da bagagem de conhecimento a ser compartilhada entre professores e alunos. Muitos vezes, por relatos de outros professores e gestores, parece-me que o maior desafio da escola é motivar, não os alunos apenas, mas a seus progenitores e responsáveis a participarem de reuniões coletivas ou individuais para acompanhar o desempenho de seus filhos.
Recomendo que vejam todo o vídeo que, embora crítico e analítico, é também propositivo, de possibilidades, de caminhos a se seguir de ganhar no varejo, como é dito, já que no atacado, pare ele é frustrante, pois muitos adolescentes confinados num mesmo espaço é desafiador a qualquer professor. Por isso, defenderei sempre a necessidade de turmas de no máximo 25 alunos, de preferência com a dupla docência, com plano de carreira e de salários digno a todos os professores, com capacitação continuada e outros recursos estruturais básicos para o pleno exercício da profissão.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
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