O vídeo acima, Quem dá limite para seu filho é você, encontrei no Instagram do perfil Alfabetização Oficial, e trata-se de manifestação de ..., sobre a responsabilidade da família e da escola em relação a filhos e alunos, algo que ultimamente, cada vez mais, é nítido e requer um amplo debate com a sociedade. Valores e limites são responsabilidades e iniciais e principais dos pais, enquanto que à escola e seus educadores cabe instrução escolar. Quando esses papeis não estão definidos ou misturados, a tendência é que a escola fique sobrecarregada, além do que já está.
Professores são profissionais da educação, formados para lidar com diversas áreas do conhecimento, proporcionando ao alunado a troca de saberes. Porém, esse alunado precisa vir de casa com limites e valores bem definidos. Não cabe a escola ensinar atribuições que são inerentes do pátrio poder, da família. E justamente, alunos sem limites, transformam a escola num ambiente tóxico, não apenas pra outros alunos, como para professores e funcionários.
O que muitos professores têm percebido que a falta de limites decorre de famílias que, pelos mais variados motivos, delegam aos multimeios eletrônicos o "ensino" de valores às crianças, antes mesmo de adentrarem na escola. Essa omissão promove um impacto na própria sociedade, com a infantilização de uns ou adultização de outros, em decorrência da falta desse acompanhamento e balizamento que pais ou responsáveis precisam apresentar àqueles que estão em processo de formação ético e moral, espelhados no que veem ao redor.
Em contrapartida, percebe-se que o aluno chamado modelo, de ótimo rendimento, de liderança positiva, geralmente, é alguém com bons valores e limites dados pela família. O que chamo de a pedagogia do exemplo ou do espelho.
Um debate que urge e ruge, diante do cada vez maior desgaste profissional, social e financeiro, e o decréscimo de pessoas querendo ser professor, pelos mais variados motivos, dentre eles: a falta de interesse, por conta da falta de limites e valores. Um círculo e um ciclo vicioso.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário