O interessante vídeo acima, "Não é o que você vende. É como você vende", encontrei no Instagram de Tatiana Cordeiro, e de imediato associei, mais do que a venda de produtos, à venda de ideias que um professor, mais que um comerciante, deve ter no seu fazer pedagógico; ou seja, mais do que moda e estilo moduláveis, como o produto indicado no vídeo demonstra ter diversas possibilidades de uso; o educador, que é um ser desdobrável, como diria a poeta Adélia Prado, precisa ter uma metodologia e didática inter e multidisciplinar, além de saber contar histporias e vender ideias ao público consumidor, no caso, o alunado, de um jeito atrativo, demonstrando as inúmeras possibilidades que aquele conteúdo possa ter não apenas na sua vida escolar, mas profissional, social, familiar...
Metodologia, que é a sequência de ações, e a didática [o estilo pessoal de um professor] que é a prática da sala de aula e fora dela, em ambientais de ensino e aprendizagem podem ser assemelhar ao audiovisual acima, já que o bom professor é aquele que mostra um conteúdo em suas múltiplas possibilidades de entendimento a públicos diferenciados num ambiente escolar.
Portanto, parafraseando o vídeo divulgado por Tatiana Cordeiro: "Educar, nos entido amplo, sejam os os educadores pais ou professores, não é sobre como se vende um produto - de ensino, aprendizagem -, mas como se vende uma ideia a um público diferenciado".
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário