sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

"Todos nós deveríamos ser feministas": poderosa fala de Chimamanda Ngozi Adichie que se tornou o livro "Sejamos todos feministas"




Recentemente, trabalhando com livro, leitura e interpretação textual com alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos, me deparei com o livro "SEJAMOS TODOS FEMINISTAS", de Chimamanda Ngozi Adichie e fiquei encantado com a clareza, concisão, riqueza de detalhes e as múltiplas possibilidades de mensagens em textos curtos. Os alunos adoraram e para minha grata surpresa, ao procurar o livro em versão digital na rede mundial de computadores, eis que me deparo com o vídeo acima e descubro que o livro é uma adaptação dessa maravilhosa fala e impactante discurso de Chimamanda ao TEDxEuston "Todos nós deveríamos ser feministas", que embora se refira as suas memórias de infância em Lagos, Nigéria, na África, bem que poderia ser em qualquer cidade brasileira ou mundo afora, principalmente no que tange a realidade da maioria das mulheres e da importância da desmistificação da palavra "feminista", como ela bem demonstra. Uma reflexão poderosa do que é ser mulher neste século XXI, também.
Confeso que, de certa forma, considero-me um professor e cidadão feminista, sempre valorizando as lutas, memórias, histórias e conquistas das mulheres. Entretanto, não basta solidarizar-se com a questão feminina e feminista, é preciso dar vez e voz às mulheres, saber ouvir suas críticas, anseios,
Recomendo a leitura do livro e a assistência do vídeo, não apenas a professores e alunos da EJA, mas das séries finais do ensino fundamental, do ensino médio e universidades, pois é uma pequena aula de cidadania, humanidade, empatia, respeito à diversidade e muito mais. Indico também a pais e filhos, encarregados e colaboradores, políticos e comunicadores e todos àqueles que lidam com formação, comunicação, público em geral, pois é um texto atemporal e universal.
Mais que isso, um texto e um vídeo que podem ser motivacionais, inspiradores, reflexivos e promotores de oficinas de leitura, interpretação e escrita.

Abaixo, link para o livro de Chimamanda [não se trata de merchan, pois este blog é sem fins lucrativos e não faz publicidade; apenas divulga textos, vídeos e materiais que seu autor considera relevantes]:

SEJAMOS TODOS FEMINISTAS

Ativem as legendas e tradução nos ícones no canto inferior direito da janela de exibição do YouTube.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário