sexta-feira, 5 de junho de 2020

De Canto em Canto: reciclador que canta na rua, de porta em porta, enquanto recolhe lixo (documentário do FILMAÊ - Festival de filmes produzidos com celular)


De Canto Em Canto (2019) from Mario Zeymison on Vimeo.



O vídeo acima De canto em canto, descobri no acervo digital do FILMAÊ - Festival de Cinema de Brasília com filmes produzidos com celular, edição 2020 e trata-se de comovente documentário de 2019, sobre a vida de Francisco Alves, "um reciclador que encanta as pessoas com sua linda voz enquanto busca o sustento da sua família através das coisas que encontra pelas ruas. Apesar da imensa dificuldade econômica, Francisco acredita que a música o ajuda a ser um homem melhor e mais feliz". Francisco, que inicia o documentário cantando a oração de São Francisco de Assis, nasceu no dia do músico, talvez, por essas coincidências da vida.
Uma pessoa real que parece uma personagem de um romance, um Quixote moderno que vive entre nós, enfrentando, não moinhos gigantes, mas uma imensa e dura realidade de um catador de lixo reciclável, que ora tem o mínimo pra sobreviver, ora nem isso... E que mesmo assim, não perdeu a esperança e a alegria de viver. E que faz valer aquela máxima popular de que "Quem canta seus males espanta".



Um audiovisual que merece ser assistido, refletido, compartilhado e debatido entre professores e pais, filhos e alunos.
O FILMAÊ tem outros vídeos cativantes, instigantes e provocadores, distribuídos por diversas categorias e que podem ser assistidos no link AQUI. Dentre eles, recomendo alguns, logo a seguir:

SINFONIA DA DESTRUIÇÃO from Somos ia on Vimeo.



Sinfonia da Destruição

SINOPSE:
2019. O curta metragem é uma critica a sociedade e todos os seus defeitos, com bastante sátira e um aspecto ''Noir'' sifônia destruição é um curta interpretativo, e mudo, a história acompanha três presidentes e como a cobiça, e decisões cegas vão transformar o mundo em uma, panela de pressão.



Imprevisão do Tempo

SINOPSE:
2018. O filme "Imprevisão do Tempo" retrata de maneira lúdica e bem-humorada as Mudanças Climáticas de um futuro não tão distante.



Que Sorte!

SINOPSE:
Vídeo escolar com Amanda Queiroz, Grasiele Medeiros, Kauany Rodrigues, Layane Santanna - Orientação Claudio Garcia.
2016. Ao receber o resultado das últimas provas na escola, uma menina descobre que ficou em recuperação e vai começar sua saga em busca da aprovação.



O professor da maldade contra o aluno guerreiro

SINOPSE:
2019. Um professor é obrigado a participar de um jogo desconfortável por um aluno anônimo.
O titulo é alusão a filme de Glauber Rocha, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, clássico do cinema brasileiro dos anos 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário