quinta-feira, 11 de junho de 2020

Matemática Joinha: canal de vídeos e ação individual de cidadania digital




O vídeo acima, trata-se da apresentação do canal MATEMÁTICA JOINHA, que é uma louvável e elogiável iniciativa do professor Gerson Franciscol, de Itatiba, São Paulo, Brasil, nesses tempos de pandemia e confinamento, de criar um canal de vídeos no YouTube com "a intenção de ajudar principalmente alunos das escolas municipais a passar por esse momento difícil nos estudos, com conteúdos do 6º ao 9º ano inicialmente", segundo sua filha e maior incentivador a jovem Carol Magoga, que divulgou essa ação educativa, via Twitter.
Não fosse pelo tweet da Carol e eu, editor do blog EducaTube Brasil, não teria conhecido essa interessante proposta deste canal, cuja apresentação indica que, de acordo com seu autor, "vai conter aulas de assuntos relacionados à Matemática. Sou professor de rede pública e gostaria de dar condições a meus alunos e a quem mais se interessar para que consigam estudar em casa, neste período de isolamento social". Da presencialidade à virtualidade, da teoria à intencionalidade.



Uma ação entre amigos, entre pai e filha, que me comoveu e resolvi conhecer e depois divulgar.
Gerson é professor de matemática nas redes pública e privada e quem quiser acompanhar seus vídeos, segue o link abaixo para o seu canal solidário e educacional:

MATEMÁTICA JOINHA

Abaixo, vídeo de agradecimento do professor Gerson à repercussão de sua iniciativa, que comenta sobre o número de inscritos em apenas dois dias após a divulgação feita pela Carol Magoga, o que possibilitou diversos comentários nos vídeos do canal, além de pessoas interessadas em auxiliá-lo, desde a criação de logo e vinheta para o mesmo etc.



Este vídeo é a prova de como boas ações repercute sim, nas redes sociais digitais, se a chamada corrente do bem for acionada. Muitas pessoas querem ajudar, mas às vezes se sentem impotentes ou solitárias, precisando de alguém que lidere o processo. Quem bom que a filha auxiliou a ação do pai, que bom que um professor - como tantos outros que se tornaram educadores digitais - se propôs a essa iniciativa individual, que se tornou ação coletiva.
Foi assim que o EducaTube Brasil surgiu, da intenção de reunir vídeos diversos (clipes, curtas, filmes, documentários, slides, recursos tecnológicos, aplicativos etc) num espaço virtual que se tornasse, não apenas repositório digital, mas um canal de comunicação, de interação entre e para professores, alunos e comunidades escolares. 11 anos após sua criação, o EducaTube continua atuante, graça a inteligência coletiva que se formou em torno dele, ou a corrente do bem, a rede social educacional que se mantém unida, com diversos professores alimentando esse acervo com suas descobertas comigo compartilhadas e por mim divulgadas.
Um blog e/ou um canal de vídeos no YouTube podem ser essa janela que se abre para o mundo. Brinco que inicialmente é como um "manuscrito dentro de uma garrafa", uma imagem poética e romantizada, mas que com o passar do tempo vai tomando uma maior dimensão. Assim como o Matemática Joinha, o EducaTube iniciou de forma simples e fraterna, e assim permanece ate hoje, sem fins lucrativos, sendo abastecido pela solidariedade e iniciativa de diversos educadores que visitam, comentam, indicam material e divulgam o blog.
Vida longa, portanto, ao MATEMÁTICA JOINHA e parabéns ao professor Gerson e sua filha Carol, grande incentivadora e divulgadora de suas ações!!! Um outro mundo é possível, quando uma rede social, digital ou não, se forma em torno de uma iniciativa, que inicialmente é individual, e com o passar do tempo se tornar ação coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário