domingo, 22 de maio de 2022

A metáfora da amizade e do coleguismo: tartarugas se unem para desvirar outra num exercício de empatia e alteridade




O vídeo acima, "Tartarugas se unem para desvirar outra tartaruga", foi indicação via WhatsApp pela amiga Faby Cruz, professora, supervisora e colega de projetos escolares, em Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.
Trata-se desses vídeos amadores, mostrando um flagrante inusitado, que justamente demonstra de forma didática os conceitos de empatia e alteridade, mas, além disso, de amizade e coleguismo, de como em situações adversas, pode-se contar com um trabalho em equipe para resolver problemas individuais ou coletivos. O que chamamos de inteligência coletiva, tão necessária nesses tempos pandêmicos e com ares de distopia.
Quando unimos forças e objetivos em comum, ninguém de fato fica para trás. Cada elo de um grupo é fundamental para manter o espírito de equipe. Saber perceber o amigo e/ou colega que precisa de uma ajuda para ranspor desafios é exercício de sensibilidade, de civilidade e cidadania, também.
Um pequeno audiovisual sobre uma situação corriqueira, mas que permite diversas reflexões no ambiente familiar, escolar, do trabalho e da sociedade em geral.

O futuro, não apenas da educação, mas da sociedade, é a colaboração e cooperação. Colaboração, quando requer alguém mediando outros [alunos orientados por um professor, trabalhadores orientados por um encarregado, etc]; cooperação quando todos estão no mesmo nível de conhecimento [professores, médicos, advogados etc], que podem unir forças e informações em prol de um objetivo em comum.

Material que serve para múltiplas aplicações também, como em atividades envolvendo sociologia, filosofia, geografia, história, educação ambiental, etc.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

4 comentários: