sábado, 2 de julho de 2022

Divertido e criativo desfile de moda, parodiando os grandes eventos da alta costura e sua intertextualidade com a vida real




O vídeo acima, Gucci show meets the Slums! #8 😂 #fashion ©️@shermont22 TikTok, viralizou no Tik Tok e depois, pesquisando no YouTube, descobri que esse vídeo divertido e criativo tinha viralizado antes no Instagram de Shaheel Shermot Flair, que postou imagens hilárias de um desfile de modas inusitado, imitando os grandes eventos de moda pelo mundo, parodiando estilistas consagrados como Gucci, Balenciaga, Versace, Dolce & Gabbana, De la Renta etc, numa genial e impagável intertextualidade. Principalmente naquela moda-conceito, em que foge dos padrões, e parte para vestimentas alegóricas, simbólicas e irreverentes.
Mais hilário ainda foram certos comentários no vídeo do Tik Tok, só que no Twitter, parafraseando e parodiando os elogios que são publicados em grandes revistas e jornais sobre estes mestres da alta costura, como faz o perfil que adota o nome de @UrsoXorao referindo-se as obras de Shaheel: "Subversivo, estarrecedor. Balenciaga emprega conceito na contramão da vanguarda, numa tentativa real de fugir do padrão vigente da cultura da moda. O barril azul assinado pelo estilista chama atenção pela coesão da cor em contraste com o cenário do desfile - uma casa em obras (...)" E continua, mais irônico ainda: "(...) para dar sentido de reconstrução, de reforma. A moda, num contetxo geral e global, precisava justamente disso - uma reforma dinâmica e objetiva - para trazer de volta o frescor como de uma casa sem os entulhos do ostracismo e do 'old fashioned'". ;-)
Um ótimo material para trabalhar conceitos de intertextualidade, inferência, coesão e coerência, progressão textual na redação para o Enem.
Para conhecerem outras peças, obras de Shaheel Shermot, recomendo o video logo abaixo:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário