O vídeo acima, Creative flower ideas [criativa ideia com flores], encontrei no Instagram de @artsdawn e me fez refletir sobre como poderia ser uma pequena metáfora da educação, já que muito professor criativo, com diversas ideias, acaba adaptando seu fazer pedagógico ao local, ao grupo, à comunidade que pertence, integrando-se à paisagem escolar.
Tão importante como o tempo dispendido no ato de educar é a análise, observação e utilização do espaço de uma escola, de forma criativa, adaptando-o a cada situação. Muitas vezes pode-se aproveitar os espaços disponíveis para atividades além da sala de aula, valorizando as trocas de saberes no pátio, na sala de informática, no laboratório de ciências, na biblioteca, na quadra esportiva, refeitório etc.
Atravessar esses espaços e tempos, de forma inovadora é fundamental. E não precisa de grandes recursos. Como no vídeo, basta uma folha de papel, uma flor e uma ideia genial. Mais que a tecnologia, o importante é ter uma boa metodologia e uma didática que desperte no aluno o interesse para a prática educativa.
No passado, os alunos é que precisavam se adaptar às escolas e professores e ao ensino tradicional. Nos dias atuais, com as transformações tecnológicas e sociológicas, cabe aos professores e escolas adaptarem-se às mudanças, sob pena de ficarem ultrapassados. O que não impede que ocorra uma troca de experiências e conhecimentos entre as gerações, preservando o que é atemporal e universal e moldando-se [como no vídeo] ao ambiente em que se vive e atua.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário