terça-feira, 19 de dezembro de 2023
"Ensinar o que se sabe, praticar o que se ensina e perguntar o que se ignora": três caminhos para o sucesso, por Mario Sergio Cortella
O vídeo acima, Ensinar o que se sabe, praticar o que se ensina e perguntar o que se ignora, trata-se de fragmento de palestra do filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro Mario Sergio Cortella que promove diversas refleões sobre o o ato de educar, que consiste tambpem na consciencia de que aprendemos ensinando, ensinamos enquanto estamos aprendendo.
Cortella dispensa maiores apresentações e este vídeo tenm como maior mérito destacar a importância de não ficar na tal "zona de conforto", pois hoje, diante da dinâmica das ciências e tecnologias, o que se sabia ontem, amanhã poderá estar mudado. Ter a consciência de que é preciso sempre se reinventar, se capacitar, se atualizar, ainda mais em tempos de Inteligência Artificial, chatGPT, etc, tudo muda radicalmente em períodos cada vez mais curtos.
A volocidade das mudanças torna peça de museu o que há pouco tempo era novidade.
Por isso que a fala de Cortella é tão relevante, pois é preciso compartilahr saberes [ensinar o que se sabe], num mundo globalizado e interligado que requer colocar em prática o que se ensina [coerência ética] e a humildade intelectual de não ter medo de perguntar aquilo que não se sabe. O professor não é mais o Magister Dixt [mestre disse], mas o mediador entre a informação e o conhecimento..
Uma ótima provocação filosófica e tambpem pedagógica, trazida por Cortella.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário