O vídeo acima, encontrei no Instagram do perfil Café com sociologia, e é uma das cenas do incrível documentário "Le monde des adultes vu par les enfants" [O mundo dos adultos visto pelas crianças], uma produção europeia de 1970, com direção do jornalista Guy Ackermann, que segundo a apresentação no Instagram, o jornalista entrevistou jovens suíços de língua francesa em Genebra, Villeneuve, Fribourg, La Chaux-de-Fonds, Polliez- Pittet e Saviése sobre temas diversos: guerra, dinheiro, racismo, preconceito, drogas, casamento, contracepção, Deus, morte, fama, medo etc. E o mais sensacional de tudo, conforme descrição do vídeo, as crianças se expressaram livremente sem a presença dos pais, professores ou responsáveis, o que dá mais naturalidade e legitimidade aos depoimentos dos pré-adolescentes do início dos anos 1970, que eram na época influenciados pela televisão, que de acordo com Marshall McLuhan, equipamento elétrico que transformaria o mundo em uma "aldeia global".
Nos dias atuais, com o impacto da informática, da internet, da cibercultura, dos videogames, das redes sociais digitais, da inteligência artificial e tantas coisas mais, seria muito proveitoso e relevante fazer um remake com os adoldescentes da contemporaneidade. Fica a dica a algum jornalista, produtor e/ou educador.
Sempre digo que as crianças são os mais artísticos e lógicos seres humanos, até que a família, a escola, o trabalho e a sociedade os façam se adaptar ao meio, às circunstâncias, aos valores e limites de cada época e local. Conversar com a criança é sempre proveitoso, pois ela trabalha com um raciocínio lógico por observação e espelhamento. Tanto que sempre digo que entendo o aluno quando conheço seus responsáveis, pois fica sempre visível a pedagogia do exemplo e do espelho impressas nas crianças e jovens.
Para quem quiser aprofundar um debate e ver o referido documentário na íntegra, segue abaixo [podendo ser ativada a legenda nos ícones do canto inferior direito da janela de exibição do vídeo no YouTube]:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário