O vídeo acima, descobri no Instagram do perfil de Mario Augusto, que se intitulado Coach Sincero, e que é um ótimo exemplo pra falar desde a teoria da relatividade, como de filosofia sobre a ideia de realidade, sobre textos e contextos em produção textual, análise de discurso da grande mídia hegemônica, que muitas vezes aborda só um lado, um ângulo, uma perspectiva da notícia para atacar seus detratores ou seus opositores.
Mais que isso é sobre um exercício de empatia e alteridade, de perceber que as aparências, às vezes, nos enganam e os todos julgamentos apressados podem ser injustos.
No vídeo em questão: a primeira sucessão de imagens dá a impressão que um jovem irá assaltar ou atacar um idoso. No plano seguinte, em ângulo invertido, a situação muda complemente, passando o vilão a se tornar heroi. Assim pode ocorrer com uma abordagem enviesada, invertendo pontos de vista, de lógico, com um discurso truncado.
Só Tempo e a Vida, que considero os maiores educadores que alguém pode ter, são capazes de mostrar as coisas como elas são, ou deveriam ser.
Assim poderá ser a avaliação de um professor, se só restringir a uma prova escrita, se levar em conta apenas os aspectos quantitativos sem obsevrar os qualitativos de um aluno durante o processo de ensino aprendizagem. Assim pode ocorrer com um pai, sem interagir com os filhos, vendo-os através apenas do que eles deixam observar, sem conversar, dialogar, trocar ideias e experiências.
Uma prova pode rotular alguém de gênio ou incapaz, mas uma prova é apenas uma forma de coletar dados.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário