sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Incrível caixinha de livros artesanais escritos por uma criança e entregue ao seu pai: ideia genial que merece ser compartilhada




O vídeo acima, que intitulei de "caixinha de livros artesanais", foi me indicado via Instagram pela colega e amiga Carla Kalindrah, de Niteroi, Rio de Janeiro, Brasil, e trata-se de uma ideia simples, criativa e original de uma criança, dando de presente ao seu pai [Sergio Morselli] uma criativa produção escrita, em formato literário e toda a imaginação infantil.
Incentivar a arte e a cultura desde a mais tenra idade é umdos papeis sociais de qualquer educador, seja pai ou professor, estimular a leitura para proporcionar uma boa escrita, idem. É o que chamo de "a pedagogia do espelho ou do exemplo". Filhos e alunos se inspiram em pais e professores, crianças passam pela fase da simulação dos adultos e provavelmente o menino Dante deve ter se espelhado no comportamento de seu pai. Eu me inspirei em minha mãe, que sempre tinha livros, jornais, revistas gibis na mesa da sala à disposição e sempre foi uma grande leitora. Meu filho se inspirou em mim, observando-me sempre com um livro físico e hoje um digtal à mão. A pedagogia do espelho ou do exemplo é fundamental nesse processo de formação social de cada criança.
Uma bela ação unindo pai e filho e que merece ser divulgada e compartilhada, inspirando, quem sabe, também professores.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário