sábado, 12 de abril de 2025
Consertá-lo [o mundo?]: cover de clássico pop que se torna um exemplo de "regência verbal" em sentido amplo
Impossível não se emocionar com o vídeo acima, que trata-se de maravilhosa apresentação cover de Jacob Collier, de clássico pop da banda Coldplay, repaginando a canção Fix You [Consertá-lo, tradução livre], em que conta com a participação especial de Chris Martin, vocalista da referida banda que sai da plateia direto pro palco e participa de uma experiência imersiva na arte e na regência de vozes do público presente, que se torna um imenso coro, numa versão comovente e impressionante.
Não via um artista reger uma plateia assim, desde 1986, no Rock In Rio, em que Freddie Mercury, vocalista da banda Queen literalmente regeu uma multidão de mais de 100 mil pessoas, obtendo um feito que foi para o Livro dos Recordes.
Jacob, como menor público e espaço, consegue outra façanha, mais intimista, mas igualmente poderosa e emocionante, a partir do minuto 4 do vídeo.
Uma prova de que a beleza pode mover montanhas e movimentar multidões, consertar o mundo. O bem ocorre ao natural, bastando incentivá-lo, já o mal requer linhas de financiamento bilionárias, e vemos o quanto as fake news em massa, ondas de ódio e intolerância requerem o envolvimento de recursos financeiros estratosféricos.
Um outro mundo é possível, valorizando as belezas da vida, da arte e da cultura. Aquilo que nos torna humanos.
Diz a gramática que a regência de clássica " é a relação entre um verbo e seus complementos, ou seja, a forma como o verbo se liga aos seus objetos, adjunções ou complementos", em que o verbo, a ação é o regente e os demais termos da oração são os regidos. Numa sala de aula, nuam família, no trabalho, na sociedade, precisamos cada vez mais de maestros [mestres] que saibam reger multidões, não com ódio e ira, mas com amor, arte, cultura, valorizando as habilidades e competências do grupo, descobrindo novos talentos, incentivando aqueles que guardam pra si preciosidades.
Um clipe que me proporcionou um breve reflexão sobre a educação em sentido amplo.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário