domingo, 27 de abril de 2025

Quando a regência verbal e a musical [em versão cover] podem se tornar uma metáfora da educação




O vídeo acima é uma versão cover do grupo Scala & Kolacny Brothers da canção Creep, da banda Radiohead, que descobri ao ver o curta-metragem I'm A Not a Robot [vencedor do Oscar 2025] que, de certa forma, é uma versão do curta brasileiro homônimo "Eu não sou um robô" [Link AQUI para postagem sobre as semelhanças entre os dois].
A versão do grupo vocal me impressionou, principalmente pela "regência verbal" de vozes tão etéreas e angelicais, por conta do regente, e seus movimentos suaves e delicados, coordenando a apresentação, o que me provocou a seguinte reflexão a seguir:

O grande paradoxo da educação: o professor é o mestre, e, mal comparando-o, age como um maestro diante de uma Orquestra Sinfônica em que o único que não toca um instrumento é ele, mas sem ele, a harmonia, a sequência de acordes e os talentos de cada um no seu devido tempo não são descobertos e valorizados.

O papel social do professor em sala de aula, mais do que transferir informações que gerem conhecimento, promover a socialização, a empatia e a alteridade é também a da valorização e descoberta dos talentos que existem naquele grupo heterogêno, constituindo sua atuação, enquanto educador, numa regência não apenas de classe, mas orquestrando essa diversidade numa sinfonia em que cada um respeito seu tempo e espaço dentro do processo de ensino-aprendizagem. E educar não é apenas instruir, ensinar, mas provocar reflexões, estimular a participação e emancipação crítica do aluno, reger egos, culturas, conhecimentos prévios que os alunos trazem de sua moradia, bairro, outros locais. E nesse processo educativo, a metodologia e didática do regente faz toda a diferença com um grupo motivado, inspirado, com uma partitura [planejamentoe scolar] adequada, que pode e deve se inspirar noutras propostas criativas, adequanado-as à realidade local.
Logo abaixo as versões original e legendada de Creep, da Radiohead:





Para complementar esta postagem, indico outra voz maravilhosa, etérea e angelical de Ambre Ciel e a canção The sun, the sky [O sol, o céu]:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário