O vídeo acima, que encontrei no Instagram de Alexandre Pellaes, professor, palestrante e pesquisador, e trata-se de uma grande provocação de alguns poucos minutos sobre o valor do tempo e do trabalho. Lembram-me vagamente cenas do filme O PREÇO DO AMANHÃ, e essa relação entre o tempo de alguns, vendido, e o de outros comprado. Das trocas que uns e outros fazem. Por isso, o empregador que representa aquele que pode comprar, de certa forma, a eternidade, não muda a aparência, enquanto que o jovem torna-se um idoso, trocando apenas espaços pequenos e fixos, por outros um pouco maiores no transcorrer da vida. Alguns se acomodam, outros não se incomodam.
Além disso, vários comentários na postagem original no Instagram trazem outras provocações, como aquela que lembra a citação de Henry Thoreau de que “O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você troca por isso.”
Para complementar esta postagem, seja link para outra postagem em meu blog educaiconal, sobre o filme mencionado anteriormente:
O Preço do Amanhã e a metáfora do cotidiano (cinema e educação)
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário