sábado, 5 de abril de 2025

Sobre árvores, florestas e a vida: provérbio africano e reflexão sobre professores, alunos, escolas e sociedade




O video acima, “Quando uma árvore cai, ela faz barulho. Mas a floresta que cresce em silêncio, ninguém ouve”, trata-se de provérbio africano e audiovisual que encontrei no Instagram de Eu Sou o Marcello e é um material riquíssimo pra dinamicas de grupo, seja com alunos, professores, pais, trabalhadores, gestores, pois fala ao coração de uma forma única. Sobre árvores e florestas, barulhos e silêncios, crescimentos e conhecimentos, decepções e descobertas e muito mais.
A educação, seja a fmailiar, ou a instrução escolar é permeada de silêncios e barulhos, árvores e florestas, conhecimentos, crescimentos, descobertas, decepções também, pois tudo tem o seu tempo. Tempo de maturação, de amadurecimento, de plantio e colheita, no sentido metafórico e simbólico desse processo de ensino-aprendizagem. Certos momentos são de silêncio, para aprendizagem, noutros de barulho pra divulgação de projetos. Muito de produtivo que o professor faz em sala de aula é silenciado, não aparece em destaque na mídia. Entretanto, quando ocorre algum incidente na sala de aula ou na escola, há muito barulho, muita divulgação, muito sensacionalismo.
De fato o progresso é um processo silencioso, já o fracasso escolar é algo retumbante, compo uma árvore tombando. Uma analogia bem apropriada para a educação e a sociedade.



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário