sábado, 13 de agosto de 2016

A Arte de Ouvir: Curta-metragem de animação sobre a mente de um Psicólogo




O vídeo acima A Arte de Ouvir - Animação sobre a mente de um Psicólogo, descobri em vídeos correlatos do You Tube e trata-se de curta-metragem produzido por um grupo de artistas do Sheridan College (2010), [e que] mostra como é o trabalho dos psicólogos (e também de outros profissionais como psicanalistas e psicoterapeutas). Conforme apresentação: "Além de ouvir os pacientes e ajudá-los na mudança, outro aspecto da clínica que é quando o próprio terapeuta precisa de terapia".
Um vídeo que serve para refletirmos sobre o papel dos educadores, que muitas vezes precisam ouvir, não apenas seus alunos, mas os pais destes, conhecer a realidade de cada um, que se envolvem com questões extraclasse, que sob pressão, também precisam de ajuda.
Mas também da questão de que o educador do século XXI, diferente do do século XX e XIX, que mais falava do que ouvia, hoje precisa também ouvir o alunado para estabelecer uma interação, um diálogo, uma comunicação eficaz, dentro e fora da sala de aula. E quando ouvimos um ao outro, fica mais fácil de estabelecer pontes, onde antes haviam apenas montes...
Uma palavra bem empregada, uma fala adequada, inspiradora, promove motivação no aluno, e a resposta desse motiva também o professor. São trocas de saberes, de experiências de vida, pois todos têm a ensinar e aprender uns com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário